“Faz parte da minha memória afetiva. Quem é do Nordeste cresce ouvindo as melodias de Luiz Gonzaga.”

Tá na pista o novo projeto do frontman da Nação Zumbi, Jorge Du Peixe. Ao longo de suas onze faixas, Baião Granfino é uma declaração de amor do artista à obra do eterno Luiz Gonzaga. Produzido pelo músico paulistano Fábio Pinczowski, o disco parte da clara referência ao baião do mestre e propõe uma nova paisagem musical, moderna e universal. Entre os temas, clássicos e obscuridades do Rei do Baião se complementam; os dois singles já lançados, "Rei Bantu", cuja composição original é…

O programa 58 é uma homenagem ao MC, ativista, entrevistador e barraqueiro profissional das redes sociais Talib Kweli Greene, a.k.a. Talib Kweli, o homem que teve a manha de ser banido do Twitter por “comportamento inapropriado” São exaustivas três horas de música, fofoca, pouquíssima informação e absolutamente nenhum fact check no que diz respeito à música e à vida do apresentador do melhor programa de entrevistas da história do hip hop, People’s Party. Ouça com calma, se irrite com minhas opiniões, e deguste o fino da bossa da discografia de um dos rappers mais articulados da história do gênero.

Bóra dar uma força pro OPS seguir firme e forte?

foto: Andressa Passetti

No encalço do ótimo Batidas, Rimas e Filmes, que acaba de ser lançado, o rapper, produtor, multiinstrumentista e professor de música para crianças Caio Bosco, a.k.a. Caio Dubfones, acaba de oficializar a volta da Radiola Santa Rosa, um dos grupos mais interessantes do rap brasileiro pós-2000. Agora projeto de um homem só, o/a RSR chega com força em um disco conceitual que celebra uma das grandes paixões de seu criador, o cinema, e aposta na sonoridade do rap da golden era do início dos anos 90. Diretamente da pequena cidade de Montélimar, no sul da França, onde vive com a…

O glorioso Common, que lá nos tempos da brilhantina era o Common Sense, segue reformatando seu som e se mantendo relevante — seu flow continua sendo um caso à parte, claro, e nenhum de seus discos mais recentes chega a ser oficialmente caído, mas é fato que há muitos anos sua música já não bate mais como bateram os clássicos Be (2005), Like Water For Chocolate (2000) e Ressurrection (1994), todos grandes marcos não só da discografia do rapper de Chi-Town, mas do próprio rap. Pra mim o divisor de águas desta "nova" fase do artista é o August Greene…

Assim como seu influencer favorito, Yebba foi descoberta e viralizou via Instagram. Um mal necessário? Em 2021, é bem provável que sim. Badalada por gente como Missy Elliott, Timbaland, Questlove e Q-Tip, ela logo virou a menina dos olhos de um certo Mark Ronson, que de bobo só tem a cara e o sotaque falso de nova-iorquino. A voz dela foi descrita pelo New York Times como "uma em um milhão", e apesar de eu costumar seguir à regra a diretriz do Public Enemy de não acreditar no hype, isso aqui me pegou de jeito. O disco Dawn, que acaba…

Muita gente moscou quando esse disco foi lançado lá em 2001. Vinte anos depois, o grande DJ KL Jay acaba de anunciar que o clássico KL Jay Na Batida, Vol. 3 finalmente está disponível nas plataformas de streaming. Me lembro que estava no último ano da faculdade, e ouvi esse disco pelo menos umas quinhentas vezes num walkmen caído da Sony durante as idas e vindas no Estação da Luz via Angélica (na ida) e no Sumarezinho (na volta). Sempre acreditei que minha adoração pelo play tinha a ver com essa memória afetiva, e ao longo de quatro ou cinco…

Morto no mês de junho em decorrência de uma falência renal, The Gift of Gab é, na minha humilde opinião, um dos grandes MCs da história. Já inclusive gravei um programa mais do que especial sobre ele e o duo Blackalicious no meu pretensioso podcast, que vossa excelência pode conferir aqui. Finding Inspiration Somehow, que acaba de sair do forno pelo selo Nature Sounds, foi concebido ao longo do ano passado pelo MC já doente e bastante fragilizado. Treze faixas que deixam um gosto meio agridoce na boca, e parecem esgoelar 'melancolia' em alguns momentos, mas que evidenciam o talento…

Novo disco do produtor, multiinstrumentista, DJ e rapper Damu The Fudgemunk, Conversation Peace é também o primeiro projeto de uma ousada parceria entre o renomado selo inglês Def Pressé e a EMI/KPM, subsidiária da major que representa o icônico selo de library music alemão KMP, que entre os anos 50 e 70 presenteou o mundo com mais de 30 mil títulos de composições do gênero responsável por trilhas não-comerciais para rádio, TV, filmes e mídia em geral. Vossa excelência é expert no assunto, claro, e eu não pretendo chover no molhado dizendo que gênios como Madlib, DOOM e grande elenco…

A edição 57 é uma esforçada homenagem ao icônico Lee “Scratch” Perry, que desencarnou e decidiu voltar para Plutão aos 85 de idade. Tive o prazer de receber o amigo, modelo, tiktoker, farmacêutico, colecionador e entusiasta Geraldo Araújo, o glorioso Ge Ladera, para uma maratona de pouco mais de três horas de dub, soul, roots reggae e whatnot, tudo devidamente produzido, arranjado, adubado e/ou cantado pelo Original Upsetter, além de muita conversa fiada, factóides e efusivos elogios à cultura sound system, tudo devidamente potencializado pelas Heinekens. Não deixe de perder. E descanse em paz, Dr. Lee. Obrigado pela música.

Que…

Originalmente uma dupla, a Radiola Santa Rosa surgiu há uns 15 anos lá no Guarujá. Seu disco de estreia, Disqueria, é um surpreendente e relativamente subestimado sopro de criatividade no cenário do rap nacional: colagens de música brasileira e regionalismos — pouco comuns à época, é importante lembrar — , rimas enérgicas e ideias nada ortodoxas pro gênero, como yoga, meditacão, espiritualidade, afro-religião, livros, filmes, a praia, e tudo o que permeava o universo de seus dois integrantes. Corta pra 2021: hoje projeto de um homem só, a RSR é capitaneada pelo produtor, músico, cantor e professor Caio Bosco, aka

Pedro Pinhel

OPS, I did it again

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store